top of page
A HISTÓRIA DO ESPORTE

O LEVANTAMENTO DE PESO BÁSICO,  ou LEVANTAMENTOS BÁSICOS, ou LEVANTAMENTO DE POTÊNCIA ou POWERLIFTING é um esporte de força que consistente em três modalidades: 

- AGACHAMENTO

- SUPINO

- LEVANTAMENTO TERRA

Surgiu nos Estados Unidos, de décadas de 1950 e 60, a partir de antigos exercícios que eram praticados por levantadores de peso olímpico e fisiculturistas. A partir da década de 1960, começaram a se organizar competições e em novembro de 1972 surgiu a primeira federação que regula o esporte, a Federação Internacional de Levantamentos Básicos (em inglês: International Powerlifting Federation - IPF) e o primeiro campeonato mundial oficial foi realizado em novembro do ano seguinte, 1973.

A partir de 1980 começaram a surgir outras federações entre elas a C.B.L.B, A ÚNICA RECONHECIDA PELA IPF E WADA(Olimpíadas e World GAMES) NO BRASIL.

A Organização Brasileira

                   A nível mundial, a I. P. F. (International Powerlifting Federation – Federação Internacional de Levantamentos Básicos) já vinha realizando os campeonatos mundiais desde 1971, ganhando desta forma, força e notoriedade internacional, sobretudo nos Estados Unidos. No Brasil havia disputas, dentro do halterofilismo, de levantamento de peso (peso olímpico) e culturismo, organizados pela extinta Confederação Brasileira de Desportos (C. B. D.) sob responsabilidade de seus respectivos dirigentes.

                   No entanto, como o “powerlifiting” ganhava corpo, havia a necessidade de o Brasil ser incluído nesta nova realidade. Então, os dirigentes da época, tendo a frente o Sr. Dr. Laércio Jorge Martinez e o Sr. Hermelindo Pascoal Angotti, resolveram organizar o “piloto” daquele que seria o atual Campeonato Brasileiro de Levantamentos Básicos, isto no dia 18 de julho de 1976, na cidade de Campinas, nas dependências do Clube Campineiro de Regatas de Natação (C. C. R. N.).

                   Porém os recursos humano e financeiro eram escassos, o que dificultava a realização de tal certame. Mesmo assim, com coragem e arrojo, foi realizado, a titulo de experiência e extra-oficialmente, em 1977, o Campeonato Brasileiro, no Clube Pinheiros, em São Paulo. Já no ano seguinte, em 1978, aí sim, era realizado oficialmente o primeiro Campeonato Brasileiro de Levantamentos Básicos.

                   O que deve ser ressaltado nestas origens, é que no campeonato brasileiro de 1977, devido à falta de atletas praticantes, foi verificada a participação de atletas oriundos do levantamento olímpico, luta de braço, culturismo, judô, etc. Assim, atletas José Carlos Vidal, Heros Brasil, Tamer Chaim, Luiz Gonzaga de Almeida, entre outros, foram os pioneiros deste esporte em solo nacional. Cumpre salientar que outros nomes marcaram destaque no que tange à organização dos levantamentos básicos em seus primórdios, entre eles: - Oscar Ricardi, Sergio e Celso Capelli, Gerson Doria e Elias de Oliveira Neves.

                    Extinta a C. B. D., a organização do Campeonato Brasileiro ficou a cargo da Confederação Brasileira de Culturismo e Musculação, perdurando assim até 1994. A partir de 1991, formou-se, extra-oficialmente, o “embrião” da Confederação Brasileira de Levantamentos Básicos (C. B. L. B.) e a esta coube a responsabilidade pela organização dos campeonatos nacionais a partir de 1991. Em dezembro de 1994, a C. B. L. B. foi fundada oficialmente, tendo como primeiro presidente, o Sr. Carlos Roberto Fanelli, dando assim, novo impulso à modalidade. Em setembro de 2000, a C. B. L. B., passou a ter novo comando, sob a responsabilidade do Sr. Dr. Julio César Conrado como presidente da entidade. Assim, a C. B .L .B. teve até hoje, dois presidentes: - Carlos Roberto Fanelli (dezembro de 1994 a setembro de 2000) e Julio César Conrado (desde setembro de 2000). Em janeiro de 2000, já havia ocorrido uma mudança na direção da Federação Paulista de Levantamentos Básicos, com o Sr. Julio César Conrado sucedendo o Sr. Ricardo Wolfmann. A partir de setembro do mesmo ano, o Sr. André Doria passou a ocupar o cargo de presidente da federação paulista. A federação paulista, por seu turno, organiza, desde 1978, os campeonatos paulistas da modalidade.

                    Dava-se inicio, então, à uma nova fase no “powerlifting” nacional, norteada pelos princípios da nova filosofia de trabalho da diretoria da I. P. F., empossada em janeiro de 2000, que passou a ser comandada pelo Sr. Norbert Walauch.

 

 

Os Dirigentes

 

                     1976 a 1977

  • Presidente da Federação Paulista de Culturismo: Hermelindo Pascoal Angotti

 

                      1978

  • Presidente da Federação Paulista de Culturismo: Eugenio Francisco Koprowski

 

                       1979 a 1984

  • Presidente da Federação Paulista de Culturismo: Eugenio Francisco Koprowski

  • Presidente da Confederação Brasileira de Culturismo: Dr. Laércio Jorge Martinez – a partir de 1985, o Sr. Laércio passou a presidir a Confederação Brasileira de Levantamento de Peso.

 

                       1985 a 1994

  • Presidente da Federação Paulista de Culturismo: Walter Nunes Alves

  • Presidente da Confederação Brasileira de Culturismo: Eugenio Francisco Koprowski

 

                       Diretores para assuntos relacionados aos Levantamentos Básicos:

                       1983 – Armando Restani

                       1984 a 1985 – André Doria

                       1986 a 1987 – Romeu Habib Gattas

                       1988 a 1994 – Carlos Roberto Fanelli

                        Dezembro de 1994 – fundação da C. B. L. B.

                       

                        De dezembro de 1994 a setembro de 2000

                            - Presidente: Carlos Roberto Fanelli

 

                        Desde setembro de 2000

                        - Presidente:  Dr. Julio César Conrado

                       

                        Federação Paulista de Levantamentos Básicos

 

                        De dezembro de 1994 a dezembro de 1999

  • Presidente: Ricardo Wolfmann

 

                        De janeiro de 2000 a setembro de 2000

  • Presidente: Dr. Julio César Conrado

 

                        De setembro de 2000 a dezembro de 2004

  • Presidente: André Doria

 

  De dezembro de 2004 a janeiro de 2010

-    Presidente: Carlos Cezar Durval

 

    Desde janeiro de 2010

-    Presidente: André Doria             

 

 

A Arbitragem

 

                 Os levantamentos básicos, a exemplo de qualquer outro esporte, também têm suas regras. Para aplicá-las existem os árbitros. A I. P. F. sempre teve uma constante preocupação com este item tão importante para a o bom desempenho das competições.

                     No Brasil, até 1999, não tínhamos, sequer, árbitro internacional formado pela I. P. F., quando, então, Julio César Conrado, André Doria e Claudir Soares Lopes; decidiram, de forma pioneira, participarem do curso ministrado pelo comitê de arbitragem da maior entidade do powerlifting internacional, ocasião esta, em que foram aprovados.

                    Tão logo o Dr. Julio assumiu a presidência da C. B. L. B., foi assegurado o compromisso de ministrar cursos que visassem à formação de árbitros, o que foi cumprido já em 2001, com o primeiro curso de formação de árbitros nacionais.

                     No ano de 2002, Gilson Clemente da Silva e Oswaldo Luis Milani e em 2003, Sandra Candido Conrado e Claudia Nagata; passaram a integrar os quadros de árbitros internacionais da I. P. F. Em 2005, outro fato importante para o powerlifting nacional: - O Dr. Julio César Conrado ascende à categoria I da I. P. F., chegando, assim, ao patamar mais alto da arbitragem de powerlifting.

bottom of page